terça-feira, 5 de abril de 2016

Cães em apartamentos


Quando decidimos ter uma chow chow em casa, não pensamos muito bem nas responsabilidades. Os primeiros dias foram um tormento exactamente pelo medo de que ela não fosse feliz estando num apartamento.

Li muito sobre a raça e cheguei a uma lista/regras para ter um chow chow num apartamento, quem diz um chow chow diz outra raça qualquer:

1- Investir em brinquedos ou coisas que estimulem as brincadeira
É importante ter em conta o porte do animal que se leva para apartamentos. Porém, a ideia dos brinquedos é compensar ou arranjar alternativas para exercícios e brincadeiras delimitadas a um espaço.
Ninguém nos vai dizer que o cão da raça X é muito grande para os m2 do nosso apartamento, aqui cada pessoa deve guiar-se pelo bom senso.

2- Passeios regulares
IMPORTANTE! A ausência de actividades físicas pode causar problemas respiratórios, cardiovasculares, dores nas articulações e limitação de mobilidade corporal para os animais. Cães e gatos podem ficar obesos, colocando em risco a  sua saúde e longevidade. 

3- Ambiente limpo
Deve ter-se atenção à limpeza do apartamento. É importante a desinfecção até dos sítios onde tem as piazitas da comida.
No nosso caso não gostamos do cheiro a cão. Temos sempre ambientadores ligados e vamos colocando incenso.
Quanto à limpeza, todos os dias o apartamento é aspirado. Para passar o chão usamos sonasol com lixivia e em seguida voltamos a passar com um detergente que conheci há pouco tempo, o "Xampa" com cheiro a limão. Não há odor que resista.
  

Sem comentários:

Enviar um comentário