sábado, 16 de janeiro de 2016

A educação de hoje em dia: ninguém manda neles!

Acredito que educar não seja um processo fácil e que dói imenso. E dói, mesmo porque não é fácil discutir, ser duro e persistente com quem mais se ama: os filhos.
Tenho assistido a coisas que são tudo menos educar:
- Grandes birras porque querem isto ou aquilo;
- Vestirem o que querem;
- Serem mal criados com educadores e professores;
- Não saberem esperar.

Sou a favor da educação a conversar, da educação da responsabilidade e da acção- reacção.
Acho que se houver uma conversa antes de ir ao supermercado, se se explicar que a vida não está fácil e que não se pode ter tudo o que quer, eles vão crescer com um pensamento de esforço e que vale a pena esperar pelo que tanto se quer.
Não acho que uma criança deva vestir aquilo que quer. Devem sempre ser supervisionados pelos pais, e quando digo crianças são também pré-adolescentes (vi ontem uma miúda de 12 anos com a barriga toda de fora, em Janeiro!).
Uma palmada no rabo na altura certa, nunca fez mal a ninguém. Poupem-me das cenas que o "professor bateu no meu menino, não escapa de um processo". Normalmente, para estes pais, a escola ou até infantários são apenas depósitos de crianças. Descarrega-se de manhã e recolhe-se à noite para dar a comida e por na cama.
As crianças querem tudo no imediato, são pouco pacientes e mudam rapidamente de ideias. Hoje em dia, começam a perceber cada vez mais tarde o que querem e como querem. É aqui que os pais têm um papel fundamental desde cedo. E por isso mesmo, é que a questão de ser pai e mãe tem de ser muito bem pensada.

Sem comentários:

Enviar um comentário